Museu

Uma viagem a um passado de tradições.


O Museu da Adega Cooperativa de Granja foi criado para preservar a história e as memórias da produção de vinho e azeite nesta região demarcada do Alentejo. Olhando sempre para o futuro numa aposta constante na inovação e na aplicação de técnicas mais avançadas, é importante não esquecer as origens e a forma como os antigos produziam, praticamente de forma artesanal, os aromas e sabores que são parte integrante da cultura alentejana. Perceber como tudo começou é o melhor ponto de partida para encarar o futuro e evoluir de forma mais sólida e sempre consciente do valor e das potencialidades da produção de vinho e azeite na sub-região da Granja-Amareleja.

Equipamentos de Lagar Antigo

Os equipamentos de lagar foram evoluindo ao longo dos anos e adaptando-se às inovações tecnológicas e às crescentes exigências de qualidade do azeite, desde o momento da apanha até entrar na garrafa.

Processo Clássico de Produção de Azeite – Prensas

O processo clássico de produção de azeite com recurso a prensas foi há muito abandonado por se ter tornado obsoleto face às novas tecnologias que são aplicadas atualmente nesta atividade. O recurso a métodos mais desenvolvidos permite garantir a qualidade de todo o azeite produzido, mas os processos artesanais são parte da história que queremos preservar. Os processos de produção de azeite evoluíram muito ao longo dos tempos, mas não esquecemos os primórdios da produção do azeite no Alentejo.